sexta-feira, 30 de agosto de 2013

A Ampliação do conceito de alfabetização

        O dicionário Houaiss da Língua Portuguesa(2001) apresenta a definição estrita de alfabetização. Ela é o "ato ou efeito de alfabetizar, de ensinar as primeiras letras. Assim, uma pessoa alfabetizada é entendida como aquela que domina as "primeiras letras", que domina as habilidades básica ou iniciais do ler e escrever.
         Um exemplo: você é capaz de ler globalmente a palavra CASA porque é alfabetizado. Outro exemplo: você é capaz de decodificar, analisando seus elementos(letra, sílaba) a palavra AVLATONPLAN(EMBORA ELA NÃO EXISTA), porque é alfabetizado.
          Em síntese: alfabetização, em seu sentido estrito, designa, na leitura, a capacidade de decodificar os sons da língua, transformando-os em sinais gráficos.
          Ao longo do século, porém, esse conceito de alfabetização foi sendo ampliado progressivamente, em razão de necessidades sociais e políticas, a ponto de já não se considerar alfabetizado aquele que apenas domina as habilidades de codificação, "mas aquele que sabe usar a leitura e a escrita para exercer uma prática social em que a escrita é necessária" De alguns anos para a atualidade fomos percebendo que alfabetizado é aquele educando que interpreta o que lê, o que escreve e principalmente, faz dessa leitura e escrita uma aplicação em sua vida diária. Ele faz leitura do mundo como um todo, de seu mundo e o modifica, crescendo em suas habilidades sejam elas quais forem. Magda Soares, Paulo Freire, Emília Ferreiro, dentre tantos outros de imensa importância, foram nos mostrando essa mudança de paradigma através de suas literaturas.
           Refletindo, buscando fazer a diferença, o educador pode e deve em sua sala de aula realmente alfabetizar seu educando desde os primeiros anos escolares até os últimos, pois na verdadeira concepção de alfabetizado, nos nos alfabetizamos sempre mais a cada dia.


                                

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