sábado, 7 de setembro de 2013

A EDUCAÇÃO E A SOCIEDADE - PAULO FREIRE



   No curso de Pedagogia ouvimos, lemos muito sobre esse grande mestre da educação brasileira Paulo Freire, exilado, reconhecido primeiramente fora do seu país, o que não é nenhuma surpresa, nosso país não valoriza seus mestres, seja ele de que área for.
    Pois bem ao nos reportarmos à Paulo Freire, lembraremos que  ele muito nos ensinou que o saber tem que ter sabor, tem que ter ludicidade, experimentação. Nossos alunos não chegam à escola como uma folha em branco onde somente à partir daí o conhecimento se fará. Não, ele traz uma bagagem, uma história de vida, conhecimentos pré adquiridos sobre o mundo, sobre a vida e muitos outros pensamentos e ideais que se formaram nele frente à sua família, amigos, sua sociedade, seu mundo.
   Assim sendo, não existe um ser antes da escola e outro ser depois da escola, pelo menos não no sentido que sempre ouvimos de pais: você agora tem que ter responsabilidade, você agora já é um homenzinho, uma mocinha, você agora está estudando. Quer dizer que antes da escola a mocinha , o homenzinho, a responsabilidade não existiam ou não precisariam existir? Lógico que não, a escola trará outros conhecimentos, trará cultura formatizada, e é isso que o educando vai buscar e buscando ele une todo esse saber que escola lhe passa com o saber que ele já possui e com essa junção ele poderá transformar-se, transformar seu mundo, espalhar sementes.
    E é para isso que pedagogos, educadores devem estar atentos, quadro e giz não transforma ninguém, o pelo menos somente eles não conseguem isso, é preciso o professor que vai ser o indagador, o mediador dessa cultura com o educando. É preciso sempre estar atentos para estratégias que modificam esse panorama que está por aí. Não que a educação dita "Tradicional" não serviu, não foi boa, lógico que sim, eu me fiz nela e leio e interpreto muito bem e como eu milhares de educadores, médicos, advogados, escritores e tantos outros. Ensinava-se e muito bem, porém temos que admitir que o mundo mudou, tudo hoje é rápido demais, a tecnologia transforma em segundos uma notícia em notícia velha, e a escola vai virar as costas para isso? Vai ver seu aluno como o aluno de 20 , 30 , 40 anos atrás?
    Não, urge uma mudança de paradigmas, de modo de olhar, de modo de escutar as demandas, os anceios de nossos educando. Bem disse Paulo Freire, a educação por si só não transforma a sociedade, porém sem a educação a sociedade não se transforma nunca.
    Plantemos nossa semente em nossa sala de aula, façamos a diferença, estudemos, busquemos outros pensadores, outros métodos, vamos marcar nossos educandos com a marca indelével de amizade, de lembranças boas da primeira palavra escrita, a primeira leitra feita por ele.
   O educador pede socorro, o educando pede socorro, a sociedade pede socorro, então vamos mudar nosso olhar, buscar esse socorro e fazer a DIFERENÇA.

2 comentários:

  1. Professora Tânia

    Moro muito próximo da natureza pura. Biólogo e Professor, fui aposentado por laudo médico mas quero continuar instruindo e reativei o VER DE VIDA.

    www.verevida.blogspot.com.br

    Um grande abraço.

    Felicidade em sua jornada.

    ResponderExcluir
  2. Professor Claudio, que prazer receber seu comentário. Como você fui aposentada por laudo médico, em idade com certeza sou mais velha que você,55 anos. Porém, graças a Deus, cabeça de 25...fiz o blog, bem como no face fiz a página "diário de uma pedagoga", para continuar servindo à educação, orientando, ajudando pedagogos e educadores. Foi a maneira que encontrei e estou começando a ter retorno, e isso é muito gratificante. Fui pedagoga por vários anos e em diversas escolas aqui em Uberaba - Minas Gerais e dirigi uma escola de área rural na cidade de Frutal, também Minas. Imagine você que agora há pouco um rapaz pediu que eu o adicionasse e escreveu a seguinte mensagem para mim - " D. Tania, a diretora que entrou para a história e para o meu coração". Você sabe bem o que é um profissional ler isto, imagine uma diretora e de um adolescente? Gratificação pura, emoção à flor da pele. Meu face é Tania Rodrigues, sinta-se a vontade para me add, e minha página, o diário que te citei acima gostaria de receber sua visita, sua opinião e sua contribuição que será valorosa. Agora mesmo vou entrar em seu blog, serei mais uma seguidora e sei que aprenderei mais ainda. Obrigada professor, realmente esse domingo foi de emoção. Forte abraço. Sucesso sempre.

    ResponderExcluir