quarta-feira, 4 de setembro de 2013

IDEIAS DE ATIVIDADES DIDÁTICAS PARA SUA AULA.....


4 Grandes Ideias de Atividades Didáticas para qualquer Ambiente
Equipe Editorial do Site

Se uma Atividade for Divertida, nem Parece que faz parte das Obrigações Escolares

Brincadeiras Didáticas
Quem disse que não é melhor aprender brincando?
Brincar é uma coisa natural nas crianças. Por que não aproveitar essa atração espontânea por brincadeiras e usar em sala de aula, ou em casa, introduzindo elementos didáticos nas atividades?
Quem leciona sabe o valor que tem as brincadeiras no universo infantil. Então, por que não usar esse recurso a seu favor durante as aulas?
Os benefícios são muitos, dentre os quais, serve para transmitir conteúdos, conhecer a personalidade das crianças, saber quais suas dúvidas e qual seu nível de conhecimento.
O comum é que os professores não deixem a brincadeira ocorrer espontaneamente, eles tentam controlar tudo, o que inibe o desenvolvimento de diversos e importantes aspectos para a personalidade infantil. Brincando, a criança aprende a lidar com o mundo e forma as bases de sua futura identidade.
Ali, ela recria situações do cotidiano, experimenta sentimentos básicos, como medo, ansiedade, carinho, etc.
Só não dá para adaptar uma brincadeira a um determinado conteúdo. Essa atividade, pela sua natureza espontânea, não pode ser controlada. Mas, sendo bem usada pode se transformar numa excelente ferramenta de instrução.
Não deve ser confundida com os jogos didáticos, onde o instrutor tem controle total sobre as atividades. No jogo espontâneo a interferência deve ser mínima para não tirar a liberdade das crianças, nem inibir o grupo.
Antes das instruções, vamos a diferenciação entre Jogos Didáticos, Recreação e Brincadeiras.
A Brincadeira é organizada de forma livre e autônoma pela criança. Nela as coisas deixam de ter sua função real e se transformam, é o reino do faz-de-conta, aqui quem manda é a imaginação.
A Recreação também é uma atividade espontânea da criança e organizada por ela. É diferente da Brincadeira porque não tem necessariamente uma dimensão simbólica. Além disso, enquanto na brincadeira a criança pode ficar quieta, a recreação está normalmente associada ao gasto de energia, ao movimento.
O Jogo Didático simula uma brincadeira, mas não é feito espontaneamente pela criança, nem ela pode simular coisas do faz-de-conta. As regras são definidas pelo instrutor. Ali os conteúdos didáticos são apresentados em forma de brincadeiras. Todo processo é organizado e controlado pelo adulto.
Eis algumas dicas de como usar as brincadeiras como recurso instrucional.
1. Observe e Estude o Comportamento da Turma
Para começar, veja como as crianças brincam. Importante é tomar nota de tudo enquanto observa, para não deixar nada de fora. Eis algumas questões que você deve considerar:
  • Que papéis cada aluno representa?
  • Como as crianças se fantasiam?
  • Elas usam tempos verbais diferentes para separar o jogo da realidade?
  • Quantas crianças se unem em cada grupo? Alguns ficam sozinhos? Alguém não brinca?
  • Meninas e meninos ficam juntos?
  • Quais os espaços preferidos e durante quanto tempo as crianças brincam?
  • Na atividade elas se referem aos assuntos da aula, do cotidiano, da televisão, ou outras temáticas?
  • Que brinquedos elas usam mais: artesanais, industrializados, outros objetos aceitos na hora como brinquedo?
2. Descubra, Conheça quem são Seus Alunos
Com essas questões respondidas, você vai descobrir muita coisa importante sobre sua turma, informações úteis para interagir melhor com o grupo. Eis algumas informações que são compiladas a partir das brincadeiras:
  • Os assuntos que preocupam os alunos – os fatos geradores.
  • Como o grupo se relaciona entre si.
  • Traços da personalidade de cada um. Você poderá ver quem tem espírito de liderança, quem tem mais ideias, quais os mais tímidos.
  • Terá oportunidade de estudar o aspecto emocional de cada um.
  • Outra informação que surge são os conhecimentos que os alunos já possuem. Na sala de aula, isso não é possível de avaliar, e muitas vezes o instrutor não tem como saber quais são os temas que as crianças dominam e seu nível de linguagem.


    4 Grandes Ideias de Atividades Didáticas para qualquer Ambiente
    Equipe Editorial do Site

    Se uma Atividade for Divertida, nem Parece que faz parte das Obrigações Escolares

    Brincadeiras Didáticas
    Quem disse que não é melhor aprender brincando?
    3. Incentive a Brincadeira
    Motive o grupo durante a brincadeira.
    Lembre-se de que seu papel é ajudar a turma a se divertir, e não atrapalhar com atitudes restritivas.
    Se impuser regras demais, ficarão intimidados. No entanto, se não orientar a turma, a atividade não vai ter a produtividade nem o retorno desejado. Veja como agir:
    • Organize a sala de aula, ou outro espaço disponível, para deixar ideal para as brincadeiras fluírem. Uma mudança simples na disposição das carteiras pode ter um efeito espetacular. Isso tornará o ambiente mais aconchegante, onde as crianças e sentirão à vontade para criar o que a imaginação manda.
    • Estude a possibilidade de que a escola compre brinquedos. Se puder dispor desses acessórios, organize-os num canto da sala, de uma forma lógica. Peças de casinha não devem estar misturadas com os brinquedos de montar, por exemplo. A organização temática ajuda a criança a reproduzir melhor a realidade. Mas não proíba as crianças de misturarem os brinquedos. Elas devem ter essa liberdade.
    • Institua a hora da brincadeira. Basta arrumar as cadeiras, distribuir brinquedos ou outros materiais, propor algum tema, como, por exemplo, brincar de pintor, e deixar que a turma brinque.
    • Use conteúdos didáticos como tema.
    • Historinhas tradicionais ou contos de fada são excelentes geradores de brincadeiras. Use as histórias preferidas pelo grupo. Colabore com os alunos na seleção dos papéis que cada um vai representar, a partir do conhecimento que já possui de suas personalidades. Ajude-os também a se vestir como os personagens.
    • As crianças se expõem muito enquanto brincam. Respeite-as, procure não ser repreensivo.
    • Seu papel é combinar regras e impedir que briguem. Mas, se a brincadeira começou como supermercado e acabou como uma aventura na selva, tudo bem.
    • Invente formas de incentivar a participação dos pais na compra ou confecção de brinquedos para a escola.
    4. Vamos Ensinar
    No jogo didático, o professor escolhe o assunto com o qual deseja trabalhar antes da atividade. Para usar a brincadeira o caminho é diferente.
    Primeiro precisa incentivar as crianças a brincar. Deve ainda ajudar a turma a criar as regras básicas do jogo e por fim deixá-los livres.
    Depois que a brincadeira acaba, começa o trabalho do pedagogo. Embora não seja possível associar conteúdo didático com a brincadeira, você pode criar inúmeras atividades pedagógicas a partir de um jogo infantil espontâneo.
    Os exercícios serão montados a partir do rumo que cada jogo tomou e com os temais em pauta na classe.
    Eis algumas atividades que podem servir como base:
    Produção de Textos:
    Peça para que as crianças escrevam sobre o que brincaram. O interesse por esse trabalho é garantido. Sugira que façam desenhos da brincadeira para desenvolver a capacidade de expressão.
    Geometria:
    Um bom exercício é pedir aos alunos que desenhem os espaços em que brincaram, indicando as diferenças de tamanho e formato entre essas áreas. Para ajudar faça marcações no chão delimitando os espaços.
    Matemática:
    Pergunte quantas crianças usaram brinquedos iguais, quantas usaram de uma cor, etc. Trabalha-se com isso as noções de conjunto. Criar outras atividades matemáticas semelhantes não é tão complicado.
    Geografia:
    Montar um cenário ou maquete que reproduza a brincadeira é um ótimo trabalho de representação espacial.
    Memória:
    Peça que elas lembrem das várias etapas do jogo.
    Desenvolvimento pessoal:
    Proponha aos alunos que descrevam os personagens representados ou aquilo que sentiram ao brincar. Na atividade eles vão lidar com a autoimagem.
    Conclusão:
    Enfim, pratique, e pratique. Assim, cada vez mais você aprenderá com eles, qual a melhor forma de ensiná-los. E se cumprirá o verdadeiro axioma de todo educador: "Aprender a Ensinar, implica em primeiro aprender com o aprendiz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário