sábado, 31 de agosto de 2013

O PERFIL DO EDUCADOR DO SÉCULO 21...

                  O PERFIL DO EDUCADOR DO SÉCULO XXI
                                                                                       José Maria G. de Almeida Jr.

CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Um educador para o século XXI: Quem é esse
educador? Como capacitá-lo? Que
conhecimentos e aptidões serão necessários
à sua formação? Que adulto queremos formar com a participação
desse educador?
Esses são os quesitos centrais deste ESTUDO.
E é interessante observar, desde o início, que esses
quesitos são permanentes. Foram e continuam sendo propostos
a cada geração. Por quê?
Porque a educação é uma extraordinária força cultural
que está em perene estado de invenção e reinvenção social. De
fato, de tempos em tempos, sobretudo diante de ciclos históricos,
- como a atual transição de séculos e de milênios -, a sociedade
busca redefinir os pressupostos, os objetivos, os conteúdos e as
metodologias da educação. E faz parte integrante dessa busca
traçar o perfil do educador ideal, e, conseqüentemente, perguntar
que tipo de cidadão queremos formar com esse educador.
Há, assim, uma longa tradição em torno desse tipo
de questionamento e das respostas dadas, começando com
grandes pensadores da Antiguidade, como Platão, passando por
Pestalozzi, e chegando a Paulo Freire.
Portanto, diante da abrangência e da complexidade
do tema proposto, este ESTUDO deve ser encarado como um
breve ensaio de aproximação do assunto, à luz das características
do homem e da sociedade humana no mundo contemporâneo.
Por isso, a bibliografia que embasa este trabalho é a
atual, ou seja, dos últimos 20 anos. Parte-se do princípio, assim,
que as obras consultadas fundamentam-se em toda a rica tradição
educacional passada, sobretudo naquela que foi crucial em
modelar o mundo ocidental, cujas raízes se encontram nos
pensamentos judaico-cristão e greco-romano. Contudo, não se
deixa de reconhecer neste ensaio a enorme influência que as
tradições do mundo oriental vêm exercendo no nosso modo de
pensar e agir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário