sábado, 31 de agosto de 2013

AS PROIBIÇÕES EXISTENTES DENTRO DA ESCOLA..

   

   Fui pedagoga em muitas escolas e dirigi uma , uma questão inicial que sempre me incomodou é a proibição do uso do boné pelos alunos dentro do recinto escolar. Enquanto pedagoga, nada ou muito pouco podia fazer, afinal a escola tem uma diretora e eu como pedagoga era subordinada a ela. Fui deixando a questão em um canto dos meus pensamentos e sempre incomodada, até que um dia cheguei a direção.
     Via o embate da minha pedagoga e professores todos os dias para que os alunos tirassem o boné, aquilo me incomodava e muito, por que eles tiravam na hora que recebiam a ordem , mas ao se verem longe dos olhos da pedagoga recolocavam o mesmo. Bem, parti para a pesquisa: porquê não usar boné? A resposta contínua que recebi era que assim evitava a entrada de drogas dentro da escola. Não, essa explicação não podia de forma alguma me satisfazer, existe a mochila, o tênis, e quem quer encontra mil maneiras.
     Reuni meus professores e minha pedagoga e coloquei a questão, esse debate era desgastante, uma pressão constante que ao meu ver não era necessária. Resolvemos então, pela maioria, liberar o uso do boné, e dentro de cada sala, com seu professor o aluno deveria acatar o mesmo.
   O resultado foi que em um mês quase que a maioria que teimava no uso, deixou de ir a escola com o boné.
   Penso que como o boné, a calculadora, o celular, o calçado são questões para serem discutidas. Não faço apologia do modismo na escola, o uniforme, embora lembre militarismo, serve para proteger, identificar o aluno. Porém somos um pais tropical, mas  as alunas não podem ir de sandália, rasteirinha. Os alunos não podem ir de camiseta regata(sem mangas). São coisas que não entendo e que me cheira muito o ranço da ditadura.
   Acredito que tudo  quer ser pesado, estudado, discutido dentro de uma escola. Alunos estão entrando armados, matando, e essas armas estão entrando dentro da mochila, que não podemos vistoriar segundo a lei, em contraponto coisas que são proibidas como as citadas acima não tem razão de ser. Mudaram os alunos, os professores, mas não mudou o fato de que a escola não é mais aquela de 5 ,10,20 anos atrás.
   Ou começamos a repensar nossa prática, refletir nossa conduta e a conduta de nossos alunos, ou a derrocada da educação irá mais rápido que nosso piscar de olhos.
   Penso que tudo que é proibido sem a devida explicação lógica para tal, convincente, é mais gostoso e chama muito mais atenção...REFLITAM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário