quarta-feira, 11 de setembro de 2013

CALIGRAFIA - PORQUÊ ESCREVER LEGÍVEL??

CALIGRAFIA: LETRAS

por: Colunista Portal - Educação
A escrita é uma forma de comunicação
A escrita é uma forma de comunicação
Você sabia que escrever bem é fundamental para o desenvolvimento profissional e pessoal do ser humano? Imagine chegar para uma entrevista de emprego onde o entrevistador pede para o candidato redigir um texto ou uma redação, e esse por sua vez escreve o texto com uma letra de difícil entendimento. Com certeza as chances de reprovação desse candidato serão enormes.

Para evitar constrangimentos em relação à grafia é que existe a caligrafia. Mas o que é e para que serve a caligrafia? A caligrafia é a arte e o estudo feito à mão e tem como objetivo aprimorar as formas da escrita de qualquer cidadão.

Houve uma época em que as escolas eram rigorosas em relação à caligrafia, o aluno tinha como lição desenvolver letras ou escrever pequenas frases em cadernos de caligrafia que o ajudariam no desenvolvimento de sua escrita. Nos dias atuais esse método de ensino tem se perdido com o avanço da tecnologia e poucos são os professores que ainda prezam por essa técnica que um dia foi tão importante para a sociedade.

Antes da existência da máquina de escrever e até mesmo dos computadores, as cartas eram escritas à mão e deveriam ter letras legíveis para que o leitor entendesse o que estaria lendo, da mesma forma acontecia com os grandes autores de livros da época, a letra tinha que ser impecável. 

É importante que os pais e professores incentivem a criança a usar o método de caligrafia desde a pré-escola, pois essa fase é fundamental, é onde o indivíduo terá o seu primeiro contato com o ambiente escolar. Já para os adultos que não estão em atividade escolar, existem cursos especializados em caligrafias que poderão ajudar no aperfeiçoamento da forma de escrever.

A escrita é uma forma de comunicação. Quando escrevemos estamos passando uma informação para alguém, por isso é importante que escrevamos de forma legível, clara e compreensível.


Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado 
http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/49891/caligrafia-letras?utm_source=ALLINMAIL&utm_medium=email&utm_content=57829756&utm_campaign=Top%2010%20-%20075%20-%20Pedagogia&utm_term=__gci5.sbv.nm.lsl.w.yt.r3bo.b.u.zk.f.g.zp.n.was.vm.zy.f.wau.f.gd#ixzz2edv4Lnfa

Nenhum comentário:

Postar um comentário