quarta-feira, 11 de setembro de 2013

A Importância da Educação Física nos Anos Iniciais....

Por 
em 05-03-2013, às 18h41.

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais de 1997 (PCNs), o trabalho de Educação Física nos anos iniciais do ensino fundamental é importante, pois possibilita aos alunos terem desde cedo, a oportunidade de desenvolver habilidades corporais e de participar de atividades culturais, como jogos, esportes, lutas, ginásticas e danças, com a finalidade de expressão de sentimentos, afetos e emoções.  
Tendo em vista que o repertório motor adquirido na infância (quando as crianças estão entre o 1º ao 5º ano) é carregado por toda a vida do indivíduo,torna-se importante e evidente a EF nas series iniciais. Nesse sentido há preocupação sobre a importância do professor de Educação Física na elaboração adequada das atividades, utilizando-se para isso práticas pedagógicas e do conhecimento científico, enfatizando, desse modo, as atividades coletivas, objetivando alcançar a personalidade de cada aluno, através do desenvolvimento de suas capacidades e habilidades: físicas, psicológicas e sociais, e, nesse processo, certamente, a inteligência motriz estará sendo desenvolvida.
Além do problema de não encontrarmos a EF nos anos iniciais por não ser obrigatório em muitos estados, deparamos com a triste realidade de não ter profissionais capacitados para ministrar as aulas com à devida responsabilidade e proficiência da área, é de grande importância que o profissional saiba quais os estágios de desenvolvimento ao qual a criança esteja para que possa direcionar atividades de acordo com sua faixa etária e suas capacidades.
Com o passar dos anos, viemos observando uma tendência (e mesmo uma reivindicação) para que as aulas de Educação Física tanto da educação infantil como das séries iniciais do ensino fundamental fossem ministradas pelo profissional habilitado na respectiva área: o professor de Educação Física. Em artigos estudados tais como: “A Educação Física No Currículo das Séries Iniciais: Um Espaço de Disputas e Conquistas”  (GUIMARÃES, MÁRCIA 2008) , professores de outras disciplinas relatam ministrar a aula de Educação Física e mencionam que os objetivos atribuídos às mesmas são vagos e muito gerais.
Nesse sentido, podemos concluir que, enquanto o poder público não garantir a obrigatoriedade da Educação Física e a atuação do profissional adequado nos anos  iniciais muito tem se perdido no processo de ensino aprendizado das crianças.
NOME: Samara, Adriano Nogueira e Isabela Bastos.
Referências
A importância da educação Física nas séries iniciais da Educação Básica; Leila Regina Valois Moreira; Disponivel em: http://www.faculdadesenacpe.edu.br/encontro-de-ensino-pesquisa/2011/IV/anais/poster/002_2010_poster.pdf. Acessado dia 23 de janeiro de 2013.
A Educação Física no Currículo das Séries Iniciais: Um Espaço de Disputas e Conquistas; Márcia Rejane Vieira Guimarães; Cadernos de Educação | FaE/PPGE/UFPel; Disponivel em:http://www.ufpel.edu.br/fae/caduc/downloads/n31/14.pdf. ACessado dia 23 de janeiro de 2013.
GUIMARÃES, MÁRCIA. A Educação Física No Currículo das Séries Iniciais: Um Espaço de Dispustas e Conquistas. Universidade Estadual de Londrina;2008

           É muito importante que saibamos e principalmente que tomemos decisões com as aulas de Educação Física que não estão sendo ministradas nas escola. O que vemos são professores colocarem os alunos para jogar bola, sem nenhuma didática, bola por bola, enquanto ele fica sentado e pasmem, muitas vezes conversando no celular o tempo todo.
          Existem excelentes profissionais nas escolas, eu mesmo trabalhei com uma professora Cintia, que tinha em suas aulas a responsabilidade de entrosamento com o professor de sala e saber as dificuldades dos alunos, e depois disso as aulas eram montadas com jogos, brincadeiras que levassem os alunos a sanarem tais dificuldades.          Educação física é coisa séria e pedagogos e diretores devem estar atentos para cobrar do profissional que ela seja fornecida ao aluno com responsabilidade.
                   Comentário da Pedagoga Tana Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário