quinta-feira, 19 de setembro de 2013

UMA PÁSCOA DIFERENTE.....



   Como diretora na Escola Municipal Ângelo Ricardo, propus aos educadores que fizéssemos uma páscoa diferente, uma páscoa que celebrasse a união, o repartir, independente de religião. Os pães foram feitos pelos alunos com a supervisão dos educadores, cada sala por vez, durante toda a semana, nesse fazer as aulas de matemática, história, português já eram dadas através da leitura das receitas, medidas e a história da páscoa.
   Na sexta feira, rezamos a oração universal Pai nosso e conversamos sobre os valores de se repartir o que tem, de amizade, de amor ao próximo, caridade. Cantamos, sentamos em roda no pátio da escola e o pão foi dado aos alunos que tiravam seu pedaço com a mão e passava para o colega. O vinho foi representado pelo suco de uva.
   A avaliação dessa atividade não poderia ter sido feita melhor do que a forma que foi: na segunda feira vários alunos vieram contar que ensinaram a mãe a receita do pão e que na casa deles fizeram igual na escola, que os pais tinham adorado a ideia. Naquele ano não teve o ovo de chocolate, porém teve a alegria dos alunos ao fazer o pão, ao repartir, ao levar para  a casa uma atividade feita na escola e repetida em casa. Os valores que ficaram dessa experiência, a alegria dos meus educadores e educando não existe palavra que explique. Somente sei que acertamos, e que é possível fazer diferente, fazer a diferença. É possível sair da mesmice...
   E ai está, viramos noticia, como eu havia falado com nosso secretário sobre a ideia e fui totalmente apoiada por ele, chamei o jornal Diário, da cidade de Frutal para mostrar ao público o que fizemos.
   Tenho sempre em mente e sempre passei para meus educadores: Se vocês cometem um erro, imprensa, pais, comunidade, autoridades vem para cima com tudo, logo porquê não mostrar, não virar noticia sobre o que fazemos de bom? Eu sempre brincava com elas, que ainda tinham vergonha de mostrar seu trabalho: É nós na fita.....
















Nenhum comentário:

Postar um comentário