sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Educação Ambiental

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: DOS PRESSUPOSTOS À PRÁTICA PEDAGÓGICA

por: Suzyane Santos da Silva
Educação ambiental
Educação ambiental
Autora: Suzyane Santos da Silva - Graduada em Pedagogia, pela Universidade do Estado do Amazonas. Manaus - Amazonas


RESUMO

O presente trabalho visa apresentar uma síntese acerca da construção da Educação Ambiental ao longo da história no contexto mundial, bem como no Brasil. Faz uma abordagem sobre o embasamento legal da temática, e dentro da perspectiva crítica aborda o conceito de Educação Ambiental sobre óticas diferentes, a sensibilização necessária para tratar o tema, e a importância do lúdico na apresentação da temática para as crianças nos anos iniciais e a necessidade de uma preparação do educar para trabalhar com a Educação Ambiental de forma globalizada, sem as especificidades da formação específica.


Introdução
Diante da crescente necessidade da sensibilização sobre a problemática ambiental, o professorado brasileiro conta desde 1997 com o apoio dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) que embasam a implementação das diretrizes de Educação Ambiental. Neles, diz que tema transversal Educação Ambiental deve ser abordado em todos os campos da educação fundamental. Esta temática deve estar sendo construída desde as bases educacionais, para que possa ser trabalhado o processo de sensibilização, buscando a construção da visão globalizada das questões ambientais em toda a sua complexidade.


A formação voltada à especialização em áreas específicas do conhecimento centradas nas suas abordagens, deve trabalhar a interdisciplinaridade através da superação da visão fragmentada dos especialistas, voltando suas práticas às necessidades do tema transversal ambiental. Desempenhar esta prática nos anos iniciais se faz mister, pois mesmo não existindo a fragmentação do ensino em disciplinas independentes, existe a centralização do ensino/aprendizagem na figura de um único professor. A transversalidade ambiental nos anos iniciais deve ser trabalhada com o objetivo de iniciar a construção do processo constante de reflexão sobre o fazer, considerando que é na infância que se inicia o processo de formação da personalidade e a escola tem como papel fundamental o estímulo ao desenvolvimento do conhecimento.


Através da formação do professor e de um trabalho implantado de forma correta nas escolas de educação infantil, haverá maior contribuição para a formação de uma geração consciente em relação ao seu papel de cidadão voltada para uma valorização ética, social, econômica e ambiental.


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http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/38924/educacao-ambiental-dos-pressupostos-a-pratica-pedagogica?utm_source=ALLINMAIL&utm_medium=email&utm_content=58960890&utm_campaign=Top%2010%20-%20076%20-%20Educacao%20e%20Pedagogia&utm_term=__gci5.sbv.nm.lsl.w.yt.r3bo.b.u.zk.f.g.zp.n.was.vm.zy.f.wau.f.gd#ixzz2fUlEWOBp

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