terça-feira, 17 de setembro de 2013

A AULA FORA DA SALA...

 

  QUE TAL, EDUCADOR VOCÊ EXPERIMENTAR MINISTRAR AULAS FORA DO ESPAÇO DA SALA DE AULA, EM UM PARQUE, UMA PRAÇA, NA NATUREZA?
SERÁ FÁCIL? NÃO. MAS NADA QUE BEM PLANEJADO NÃO DÊ CERTO E NÃO TRAGA MUITO MAIS APRENDIZAGEM AO SEU ALUNO E PRINCIPALMENTE SABOR À ESSE SABER. AS AULAS DE HISTÓRIAS, GEOGRAFIA TERÃO MAIOR VALOR AO SEREM DADAS DIRETAMENTE NA FONTE.
   PARA CRIANÇAS PEQUENAS, UM PASSEIO NA PRAÇA, ONDE PODERÃO DESENHAR, COLORIR, BRINCAR DE MASSINHA, OUVIR HISTÓRIAS TERÃO UMA VALIDADE TÃO GRANDE QUE VOCÊ IRÁ SE ESPANTAR COM O RETORNO DADO POR ELES.
LÓGICO QUE TUDO TEM QUE SER PLANEJADO, MONITORADO POR MAIS DE UM ADULTO, A AVALIAÇÃO FINAL PODERÁ SER FEITA ATRAVÉS DE TEXTOS, DESENHO, DEBATES, RODAS DE CONVERSAS. EIS UM EXEMPLO DE SUCESSO..
                                Projeto Aula na Praça ou no Parque 
   Em homenagem ao Parcão de Novo Hamburgo/RS, o Projeto 
Apoema – Educação Ambiental lança o projeto Aula na Praça ou no Parque. 
Este projeto pretende incentivar a utilização de parques e praças como 
espaços pedagógicos e lançar um desafio a todos os docentes: o de aplicarem 
aulas em um parque ou praça que fique próximo da escola. O objetivo é 
integrar as crianças nestes ricos espaços públicos, além de valorizar estes 
espaços urbanos quase esquecidos pelas administrações públicas e, por 
consequência, pela população em geral. Sugere-se uma série de atividades 
que podem ser enriquecidas com atividades planejadas pelos docentes que 
aderirem. Aqueles que quiserem compartilhar suas experiências poderão 
enviar o registro das atividades e resultados até o dia 15 de dezembro de 2010 
para publicação no site do Projeto Apoema – Educação Ambiental. 
   Roteiro básico: 
   - escolha da praça ou parque (para a escolha do parque ou praça 
consulte a turma e faça uma eleição); 
   - agendamento da saída; 
   - autorização da direção e dos pais; 
   - organização do material;
   - se necessário, contratar condução; 
   - atividades pedagógicas de preparação antes da saída (pesquisa 
com as crianças sobre parques e praças da cidade, ou do bairro – 
levantamento da flora e da fauna do município – entrevista com pais/ou
parentes das crianças sobre suas vivências em parques e praças – atividades 
criativas com temáticas parques e praças – atividades interdisciplinares com as 
temáticas); 
   - atividades a serem realizadas no parque ou na praça 
(brincadeiras de rodas cantadas, pular corda, jogos com bola monitorados pela 
professora, rodas de leitura, jogos pedagógicos ao ar livre, desenho de árvores 
e animais, modelagem com argila, piquenique, observação de pássaros ; 
   - atividades pedagógicas após o passeio (relatos orais sobre o 
passeio, relatos escritos sobre o que mais chamou a atenção, painel com 
desenho coletivo sobre a atividade, criação de um informativo sobre praças do 
bairro ou da cidade). 
   Dados para o registro da atividade para publicação no Projeto 
Nome da professora:
Nome da Escola:
Endereço completo da escola:
Praça ou parque visitado:
Endereço do local visitado:
Descrição resumida das atividades realizadas:
Resultados:
Impressões sobre a atividade realizada.
   ESSA AULA ACONTECEU NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO NO APOEMA, NADA É DIFÍCIL, QUANDO SE TEM BOM QUERER.
   IMAGINAMOS ENSINANDO NOSSO ALUNO SOBRE A NASCENTE DE UM CÓRREGO, DIRETAMENTE IN LOCO?
    LÓGICO PROFESSOR QUE VOCÊ DEVE ESTAR PREPARADO PARA INOVAR E TAMBÉM CONTAR COM A AJUDA DE TODA A EQUIPE ESCOLAR, MAS GARANTO A VOCÊ QUE ESSA É UMA EXPERIÊNCIA INESQUECÍVEL PARA VOCÊ E SEU ALUNO. ENTÃO VAMOS LÁ?? VAMOS FAZER A DIFERENÇA?


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